Notícias e Destaques

Funed na FINIT

A Funed participou ativamente da segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, a Finit 2017, que aconteceu de 31/10 a 4/11, no Centro de Convenções Expominas. O evento é uma das maiores feiras de inovação da América Latina e foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, (Sedects-MG).

Segundo a Sedects, o evento reuniu 75 mil pessoas nos cinco dias do evento e buscou reafirmar o Estado de Minas Gerais enquanto parque tecnológico com o maior programa de startups do país. Uma referência nas áreas de ciência, empreendedorismo, entretenimento digital e criatividade. Foram três atrações da Funed selecionadas para a apresentação durante o evento: o Programa Ciência em Movimento, as pesquisas do Laboratório de Biologia Celular e o livro Cobra Coral, do Serviço de Coleção Científica. Por meio das iniciativas, a Funed mostrou parte de suas atividades enquanto órgão de proteção e promoção da saúde pública do Estado.

Os projetos selecionados dividiram uma estrutura de apresentação permanente na Arena Experience – voltada a promover atividades de divulgação científica desenvolvidas por centenas de instituições nacionais – durante todos os dias do evento. Um estande contendo uma grande diversidade de equipamentos didático convidou o público que, curioso pelas peças apresentadas, conferiu informações a respeito de animais peçonhentos. O Laboratório de Biologia Celular aproveitou o espaço na feira para apresentar o blog Por dentro do Mundo das Células, mantido por estudantes de iniciação científica juniores de escolas públicas. O Blog divulga textos semanais a respeito do universo da ciência e, atualmente, conta com mais de 11 mil visualizações desde a sua criação. A Finit trouxe ainda mais visibilidade ao grupo do Blog, que levou jogos interativos sobre temas e conceitos básicos das ciências naturais.

A Finit ofereceu diversas atrações e novidades voltadas ao mundo do empreendedorismo, indústria e inovação. Possibilitando o acesso a referências significativas no campo dos negócios, a fim de incentivar os mais variados públicos. Desde alunos de Ensino Médio e Fundamental até donos de startups participaram do encontro, que funcionou como um ponto de encontro, possibilitando que negócios consolidados e startups pudessem dialogar a respeito de futuras colaborações. O evento também cumpriu o papel de inspirar novas gerações de estudantes interessadas em trazer propostas inovadoras e pensar maneiras objetivas de colocar planos em prática.

As Startups da Funed

Fotos Finit

A feira foi dividida em quatro ambientes, um deles foi a Arena de Negócios, espaço exclusivo para atividades que pretendiam promover o contato entre empreendedores e iniciativas de inovação. Com cerca de 300 atividades divididas em nove palcos e com um público que chegou a alcançar 3,5 mil pessoas, a Arena de Negócios também foi um espaço em que a Funed apresentou dois trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Biologia Celular: as startups Oncotag e CELLType.

A Oncotag e a CELLtype nasceram dentro do Serviço de Biologia Celular (SBC) da Funed. A Oncotag se originou a partir do Programa de Incentivo e Inovação PII-Sebrae. A startup foi considerada pelo Sebrae como uma das Startups com credibilidade suficiente dentro do portfólio geral da instituição capaz de representar o Sebrae no Programa Shark Tank Brasil, que participou dessa segunda edição da Finit. O Shark Tank aconteceu na Arena de Negócios do evento e funcionou como uma prova entre startups, dentre as quais 3 foram selecionadas pelo Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) e outras duas indicadas pelo Sebrae, uma delas foi a Oncotag da Fundação.

O trabalho da Oncotag foi apresentado na Feira com a possibilidade de agregar investimentos em tempo real por parte do público de investidores que puderam contemplar as ideias apresentadas. A startup da Funed teve êxito durante a sua apresentação, oferecendo características inovadoras no ramo da saúde e mais especificamente, da biotecnologia. “O projeto da Oncotag emocionou bastante os participantes do Shark Tank, mesmo não obtendo investimentos no evento, uma vez que os recursos oferecidos não seriam suficientes para cobrir as necessidades da Oncotag. Foi um momento de muito proveito para o projeto da nossa startup, do ponto de vista do que ela se propõe diante das pesquisas e da oportunidade de visibilidade”, apontou Luciana Silva, do SBC da Funed.

Mesmo tendo em vista a insuficiência dos valores de aplicação, Luciana comenta que os investidores desempenharam um papel de networking fantástico, em virtude do potencial da startup nessa área tão sensível da saúde, frente a uma das doenças que mais ocasiona óbitos mundialmente, o câncer.

Outra startup do Laboratório de Biologia Celular que participou da Finit esse ano foi a CELLtype. Uma startup desenvolvida a menos de dois meses na Funed, que ainda está em processo de consolidação e que tem uma abordagem diferente, mas também traz a oncologia como área de especialidade. Os resultados do trabalho da jovem equipe vieram com o convite para participação na Finit 2017, tanto pela Biominas e pelo programa Empreenda em Ação, da UFMG. A Biominas incluiu a startup dentro do programa de pré-aceleração de startups da Biominas, o BioStartup Lab. Nesta edição da Finit, a CELLtype se apresentou por duas vezes, emplacando assim a divulgação de seus principais trabalhos, o que garantiu uma boa visibilidade e destaque no evento nas áreas de biotecnologia.

Publicado em 08/11/2017 às 14:36.