Notícias e Destaques

Funed participa de discussão sobre desafios para laboratórios ofertarem insumos para a saúde pública brasileira

O presidente da Funed, Vanderlei Eustáquio Machado e o assessor de Projetos e Parcerias da Fundação, Wallace Mateus Prata, participaram do 1º Seminário da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB), que aconteceu na última quarta-feira, 9, em Brasília. O tema do seminário foi “o papel dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais no acesso aos medicamentos no SUS” e teve como objetivo apontar desafios e oportunidades para a ampliação da fabricação nacional de medicamentos e produtos para a saúde para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Existe a demanda do SUS por medicamentos de diversas áreas e existe estrutura instalada para que os laboratórios oficiais brasileiros supram pelo menos boa parte dessa demanda”, explica o presidente da ALFOB, Ronaldo Dias. “Nosso papel é apontar alguns caminhos para que esse objetivo seja alcançado, garantindo acesso da população e estabilidade de preços, em prol do Sistema Único de Saúde e de seus usuários.”

Para Vanderlei Machado, participar de uma reunião da ALFOB logo no início de sua gestão na Funed foi fundamental para compreender as pautas e as demandas dos laboratórios públicos do país. “A Funed tem um papel fundamental junto ao Ministério da Saúde e ao SUS para suprir a necessidade de medicamentos pela população”, afirma.

O evento reuniu especialistas e representantes de empresas farmacêuticas públicas e privadas, além de gestores da saúde pública nacional, para deliberarem sobre o tema. Entre os debatedores estavam, entre outros, o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Renato Alves Teixeira Lima, o diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (Deciis), Thiago Rodrigues dos Santos, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, a presidente-executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), Telma Salles, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Ogari Pacheco.

09_Seminario_Alfob

08_Reunião_Alfob

Publicado em 10/05/2018 às 14:58.