Funed promove cursos de capacitação e atualização para profissionais de laboratórios do estado

O Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas (SGAB), do Instituto Octávio Magalhães / Fundação Ezequiel Dias (Funed), realizou no dia 4/12, dois cursos de capacitação e atualização de profissionais de laboratórios para a coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas, e utilização do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). O público-alvo foi composto por servidores das Gerências e Superintendências Regionais de Saúde, secretarias municipais de Saúde, centros de controle de zoonoses e hospitais de Minas Gerais.

Os treinamentos foram ministrados pela farmacêutica bioquímica e chefe do SGAB, Cristiane Mendes, e fazem parte do processo de capacitação continuada oferecido pelo SGAB para melhorar a qualidade das amostras recebidas e o cadastro no sistema da Fundação.

Os cursos contaram com a participação de 52 profissionais, responsáveis pela vigilância epidemiológica ou pela coleta e envio de amostras biológicas de cada unidade de Saúde e pela utilização do GAL.

Capacitação

O primeiro curso, realizado no período da manhã, teve como objetivo instruir os participantes sobre coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas para os diagnósticos realizados nos laboratórios da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças (DECD), bem como a análise das não conformidades no envio de amostras à Funed.

Na parte da tarde, os participantes conheceram o passo a passo para a utilização do GAL, sistema que informatiza o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública de todas as redes nacionais de laboratórios de Vigilância Epidemiológica e de Vigilância em Saúde Ambiental. O GAL gerencia as rotinas e o acompanhamento das etapas para realização dos exames. Cristiane Mendes explica que este curso teve o objetivo de instruir os usuários com dificuldades de utilizar o sistema ou que não foram capacitados.

De acordo com Cristiane Mendes “a participação de servidores de várias regiões do estado foi o ponto positivo dos cursos, além de ter sido possível atingir o objetivo de capacitar nossos usuários no envio de amostras e utilização do GAL”, comemora.

SGAB

Publicado em 05/12/2017 às 16:19.