Notícias e Destaques

Funed realiza exames para análise da qualidade da água para uso e consumo humano

A recomendação é bem antiga e conhecida por todos: devemos beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Um gesto tão simples e cotidiano, mas que requer atenção. A qualidade da água que ingerimos é fundamental para nossa saúde.

O consumo de água não tratada, também chamada de água crua, pode causar diversas doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, leptospirose, salmonela, cólera e rotavírus, além de infecção intestinal causada por E. Coli, bactéria que habita naturalmente o intestino de humanos e de alguns animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas.

Para evitar estas doenças e garantir que a população possa consumir uma água potável, o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais/Fundação Ezequiel Dias realiza a análise da qualidade da água destinada ao uso e consumo humano, a pedido de órgãos da Vigilância Sanitária.

São feitos exames diversos como, por exemplo, análises microbiológicas da água para verificar a sua potabilidade (se é apropriada para beber) e a sua balneabilidade (se é apropriada para banhos), para identificar fungos em água mineral e análises da água usada em serviços de hemodiálise ou pesquisa de patógenos, para esclarecer surtos de doenças que podem ser transmitidas pela água. Também são realizadas análises de presença de metais em águas potáveis, ambientais e de hemodiálise, exames para identificar resíduos de pesticidas e análises parasitológicas para Giardia e Cryptosporidium.

O cidadão que quiser solicitar o serviço pode acionar a Vigilância Sanitária de seu município. Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC): 0800 283 1980, opção 4, ou enviando mensagens através do Fale Conosco, disponível no site da Fundação.

Foto: freepik

Publicado em 07/02/2018 às 15:45.