Memória institucional

A Funed recebeu, da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), na manhã de segunda-feira (17), a doação de uma cadeira em estilo madeira vergada da década de 1930, que pertenceu a Ezequiel Dias e estava sob guarda da ESP desde sua desvinculação da Funed, no ano de 2007.

A doação por parte da ESP-MG teve início a partir de reunião entre as Assessorias de Comunicação das instituições, juntamente com Anna Andrade, bibliotecária da Funed, que na ocasião destacou a importância de completar o escritório do Ezequiel, que está exposto no hall do prédio principal da Fundação, para visitação dos servidores, como parte do início das comemorações dos 110 anos da Funed.

Dra. Cármen Lúcia Soares agradeceu à ESP-MG e relembrou a história das duas instituições. “Queríamos agradecer a Escola por trazer essa cadeira nesse momento tão especial, em que a Funed comemora 110 anos. A nossa história está muito misturada e essa cadeira é um símbolo importante para completar a transição nesse momento que estamos vivendo historicamente”, disse.

Para a diretora-geral da ESP-MG, Cida Veloso, essa doação só foi possível devido ao apoio e compromisso da Equipe de Patrimônio da Escola, composta pelas trabalhadoras Daniela Tavares e Maria Lúcia Cyrino. “Assim que recebemos o pedido tivemos a resposta imediata da equipe para os trâmites da doação, fruto de muito trabalho para a organização de nosso patrimônio, que já foi da Funed”, disse. A diretora destacou também a estreita relação entre as instituições, que historicamente são ligadas. “Até 2007 a ESP-MG era parte da Funed. Nossa cooperação sempre vai existir no sentido de apoiar as ações para o fortalecimento institucional”.

Centro de Memória

O Centro de Informação Científica, Histórica e Cultural da Fundação Ezequiel Dias resgata a trajetória da saúde pública no Brasil e expõe aparelhos usados para o desenvolvimento de pesquisas na área biomédica, além de expor coleções históricas e periódicos sobre a evolução da ciência.

De acordo com a responsável, Anna Andrade, o Centro de Memória, criado em 2003, resgata a memória da instituição, pois mantém as peças preservadas para as próximas gerações.

IMG_6820 IMG_6821

IMG_6825 IMG_6828

IMG_6836 IMG_6847

Publicado em 18/04/2017 às 14:08.