SES lança Sistema Estadual de Ouvidoria do SUS de Minas Gerais

Na próxima quinta-feira, 12, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais (OGE-MG) promovem o lançamento do Sistema Estadual de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SEOS), às 14h, na Cidade Administrativa (confira programação). Por meio da nova organização das Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais, cidadãs e cidadãos podem registrar suas manifestações a respeito dos serviços de saúde de maneira mais fácil e com melhor atendimento, ampliando, dessa forma, o alcance das Ouvidorias do SUS em todo o estado.

Mas, você sabe qual a função de uma Ouvidoria em Saúde? Por meio dela, o cidadão pode fazer a solicitação de um serviço, denunciar a qualidade do atendimento recebido e também pode denunciar, por exemplo, cobranças indevidas por serviços de saúde prestados no SUS e até mesmo fazer uma sugestão.

Funed já possui ponto de atendimento

A Funed, potencializando suas ações e as práticas de gestão participativa e estabelecendo um canal direto de diálogo com os usuários, com os trabalhadores e com os gestores, implantou, em fevereiro de 2017, seu ponto de Ouvidoria, se integrando ao Sistema Estadual de Ouvidoria de Saúde de Minas Gerais, que compreende todas as unidades de saúde estaduais, municipais e os prestadores de serviços do estado. Esse Sistema também integrará os dois sistemas existentes (TAG e OuvidorSUS), consolidando, assim, um Sistema Único de Ouvidoria Estadual de Saúde regionalizado, integrado e coordenado pela Ouvidoria de Saúde/OGE.

Atividades a serem desenvolvidas pela Ouvidoria:

1-    Receber, registrar, apurar e enviar resposta às manifestações (elogios, reclamações, denúncias e sugestões) dos cidadãos sobre os serviços prestados pela Funed;

2-    Realizar vistorias na Presidência, Diretorias, Divisões e Serviços da Funed, quando houver indícios de irregularidades ou arbitrariedades na prestação de serviços e propor medidas para a correção dos problemas;

3-    Elaborar relatórios de gestão para indicar falhas ou gargalos na Funed, garantindo, assim, melhor prestação de serviços aos usuários, além da boa utilização de recursos públicos pela instituição;

4-    Ouvir os movimentos e entidades sociais, sindicais e populares, por meio de conselhos populares de políticas públicas, reuniões e eventos.

As formas de Manifestações junto às Ouvidorias são:

Denúncias – Quando se quer indicar qualquer irregularidade ou indício de irregularidade na administração, atendimento ou prestação de serviço;

Reclamações – Quando se quer relatar insatisfação em relação às ações e serviços de saúde;

Sugestões – Quando se quer propor ações consideradas úteis às melhorias dos serviços e do SUS;

Elogios – Quando se quer demostrar satisfação ou agradecer por alguma ação ou serviço prestado.

A sala da ouvidoria está localizada no 3º andar do prédio central da Funed, ao lado da Unidade de Licitação e atenderá pelo telefone 3314 4959 – ramal 4959.

Ouvidor

Paulo Roberto Venâncio de Carvalho

Concursado pela Funed em 1986, hoje servidor efetivo da SES. Foi conselheiro nacional, estadual e municipal de saúde, diretor estadual do Sind-Saúde/MG e da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais – CUT. Atuou como palestrante em 1105 conferências nacionais, estaduais, municipais e regionais de políticas sociais. Foi condecorado com a Comenda da Saúde do Estado de Minas Gerais e é titular da Cadeira nº 6 da Academia pouso-alegrense de Letras.

Publicado em 11/04/2018 às 12:07.