Notícias e Destaques

Vai usar maquiagem e muito brilho para cair na folia? Antes, conheça os cuidados para utilizar estes produtos

O carnaval em Minas é sinônimo de festa de rua, alegria e muitas cores. Entre os preparativos, a maquiagem não pode ficar de fora, seja ela colorida e cheia de brilhos, ou mais elaborada para fazer a caracterização da fantasia escolhida. Para preparar-se com segurança, sem correr o risco de perder a festa, é preciso observar alguns cuidados na hora de utilizar os produtos de maquiagem.

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), por meio do Instituto Octávio Magalhães (IOM), que é o Laboratório Oficial de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), garante a segurança do consumidor, realizando análises fiscais da qualidade de cosméticos encontrados no mercado, além de testar diversos produtos de beleza, entre eles maquiagens e protetores solares.

A chefe do Serviço de Medicamentos, Saneantes e Cosméticos, da Divisão de Vigilância Sanitária do IOM, Daniella Guimarães da Silva, ressalta que os consumidores devem sempre observar se o cosmético atende às normas de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), respeitando as orientações de uso e o prazo de validade. Além disso, Daniella reforça que o protetor solar é um importante aliado nos dias de folia. “O protetor solar é essencial para evitar queimaduras e prevenir o câncer de pele. É muito importante não sair de casa sem passar o protetor solar e seguir as instruções de uso descritas no rótulo do produto”, recomenda.

Quem quiser curtir o carnaval sem correr o risco de ter uma alergia, por exemplo, deve seguir as recomendações abaixo:

·      A embalagem do cosmético deve estar identificada com número de registro na Anvisa e no Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas, basta acessar os endereços eletrônicos da Anvisa e consultar a regularidade do produto;

·      Os produtos devem ser utilizados de acordo com a indicação da embalagem;

·      A classificação de faixa etária também é importante, sendo que as crianças devem usar apenas produtos para o público infantil;

·      As crianças deverão sempre utilizar os produtos com supervisão de um adulto;

·      Toda maquiagem deve ser retirada antes de dormir, para evitar o aparecimento de alergias e irritações.

·      Caso o consumidor apresente irritações e alergias, deve procurar imediatamente um médico.

Publicado em 08/02/2018 às 10:28.