Parcerias e Redes

Atuar em rede é fundamental para assegurar avanços e garantir a satisfação dos clientes da Fundação Ezequiel Dias – Funed. A Fundação preza por parcerias e busca, permanentemente, ampliá-las e valorizá-las. A Funed é parte do Sistema Estadual de Saúde e atua de forma integrada com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com o Ministério da Saúde, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e com as secretarias municipais de saúde e as prefeituras. Também estabelece relações com a comunidade científica e órgãos de fomento à pesquisa.


PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – PDP

Com a intenção de fortalecer a indústria nacional farmoquímica e de medicamentos, o Ministério da Saúde (MS) lançou as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), através da Portaria nº 837/2012. Por meio do Programa de Investimento no Complexo Industrial da Saúde (Procis), o MS tem investido em infraestrutura e qualificação de mão de obra de laboratórios públicos oficiais, entre eles, a Funed. Para garantir a autonomia da produção de medicamentos e a competitividade do país, o governo tem ampliado as parcerias entre os laboratórios públicos e privados. Cabe ressaltar que o maior benefício gerado por esta política é para a população, na medida em que o Governo consegue reduzir custos, ampliar a autonomia produtiva nacional e ampliar o acesso dos cidadãos aos medicamentos.  A Funed é uma das precursoras deste modelo de parceria.

Clique aqui e saiba mais sobre as Parcerias da Funed


PARCERIAS COM LABORATÓRIOS ANALÍTICOS

Como Laboratório Central de Minas Gerais (Lacen-MG), a Funed integra a Rede Brasileira de Laboratórios (Reblas) e supervisiona também a rede de laboratórios macrorregionais de Minas Gerais – localizados nas cidades de Barbacena, Diamantina, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Teófilo Otoni.

A Funed também passou a ser, em maio de 2014, uma instituição filiada à Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMM). Com isso, passa a ter acesso a todos os serviços da rede, dentre eles, à assessoria em metrologia, programas interlaboratoriais, reconhecimento de competência, capacitação de recursos humanos e comitês técnicos.


PARCERIAS COM LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS OFICIAIS DO BRASIL

A Funed integra, ainda, a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob), sociedade civil de âmbito nacional sem fins lucrativos, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, regida por estatuto e pela legislação que lhe for aplicável.


OUTRAS PARCERIAS

Sempre em busca da melhoria contínua e dos avanços tecnológicos, a Funed desenvolve projetos com parceiros nacionais e internacionais. A Fundação está em negociação para estabelecer parcerias com a AMBIOTEC – Associação Mineira de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida – entidade que representa oficialmente a cadeia produtiva de saúde no estado de Minas Gerais. Esta associação atua na governança do Arranjo Produtivo Local (APL) da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e com a ABIFINA, entidade de classe que representa o complexo industrial da química fina no Brasil, para defesa do segmento de produtos em que a Funed tem participação: medicamentos de uso humano e animal; sintéticos, biotecnológicos, fitoterápicos (e fitocosméticos) e vacinas (uso humano e animal).

Seja parceiro da Funed!  Clique aqui para estabelecer um contato ou acesse o Quem é Quem para saber com quem falar. 


CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS PARCEIROS

Parceiros Governamentais:

 

 Secretarias Estaduais 

Outros laboratórios oficiais:

Parceiros em transferências de tecnologia:

Universidades e Centros de Pesquisa:

Órgãos representativos: