Laboratório Público Oficial

A Diretoria Industrial (DI) representa a Funed como um dos Laboratórios Públicos Oficiais do Brasil. Em seu compromisso com a inovação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), é a responsável por desenvolver, aperfeiçoar, produzir e distribuir medicamentos, soros e vacinas essenciais no setor público brasileiro.

Desde a criação da Funed, a produção de vacinas e soros é parte fundamental da instituição, e sua fabricação vem registrando avanços constantes. Na primeira década do século XXI, a produção de medicamentos pela Funed bateu recordes, passando de 250 milhões de unidades/ano, em 2002, para mais de 1 bilhão, em 2010. A partir de 2005, a Fundação também elevou a produção de medicamentos de alta complexidade, alta densidade tecnológica (como os medicamentos biotecnológicos) e de maior valor agregado.

A Diretoria possui duas unidades para produção de medicamentos de base farmoquímica, além da produção de imunobiológicos. Conta ainda com um biotério para produção de pequenos animais e uma fazenda experimental, com área física de 200 hectares (140 ha como área de conservação ambiental e o restante para criação dos equinos usados na produção de plasma para a produção de soros voltados ao tratamento de intoxicações causadas por venenos de animais ou toxinas).

A Funed é responsável pelo atendimento de 100% da demanda nacional da vacina Meningocócica C conjugada ao Programa Nacional de Imunizações – PNI. Esta vacina é indicada para imunização ativa de crianças a partir de 2 meses de idade, adolescentes e adultos para a prevenção da doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C. Esta bactéria pode causar infecções graves, às vezes fatais, como a meningite e a sepse. A DI já forneceu mais de130 MILHÕES de doses da vacina desde 2009.

Vacina adsorvida meningocócica C (conjugada). Foto: Acervo Funed

Atualmente, a Funed é a única produtora da Talidomida no país, sendo este um medicamento estratégico importante no contexto da saúde pública, usado para atender aos programas de hanseníase, lúpus e Aids, do Ministério da Saúde. O medicamento é produzido na Fundação desde 1970 e é distribuído exclusivamente pelo SUS, para as Unidades Públicas dispensadoras devidamente credenciadas. Aproximadamente 5 MILHÕES de comprimidos foram entregues em 2021.

Medicamento Funed Talidomida. Foto: ACS Funed

Ainda, em 2020, foi celebrado o primeiro contrato da Funed para o fornecimento de Entecavir ao Ministério da Saúde. O medicamento é o primeiro genérico do Brasil para tratamento de infecção crônica pelo vírus da hepatite B (VHB). Todas as etapas são desenvolvidas naFuned: desenvolvimento, registro, produção e entrega ao MS.
A Diretoria Industrial é estruturada em seis divisões e duas unidades:

  • Unidade de Projetos Fabris
  • Unidade de Transferência de Tecnologia
  • Divisão de Garantia da Qualidade
  • Divisão de Planejamento e Gestão da Produção
  • Divisão de Desenvolvimento de Medicamentos
  • Divisão de Controle da Qualidade
  • Divisão de Produção Farmacêutica
  • Divisão de Produção Animal

Veja mais notícias de: Parque Industrial

Publicado em: 15 de outubro de 2018 15:03

Última atualização: 03 de outubro de 2022 15:36