Peste

Descrição do serviço: a peste é uma doença infecciosa provocada pela bactéria Yersínia pestis, que é transmitida principalmente por picada de pulga infectada, e se manifesta sob três formas clínicas principais: bubônica, septicêmica e pneumônica. A doença é um perigo potencial para as populações, devido à persistência da infecção em roedores silvestres.

A doença é conhecida popularmente como “peste negra”, “febre do rato” ou “doença do rato”.

A peste continua sendo potencialmente perigosa em diversas partes do mundo. No Brasil, existem duas áreas distintas consideradas focos naturais: O foco do nordeste e o foco de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro. Existem outras áreas pestígenas localizadas no território mineiro do vale do Rio Doce e vale do Jequitinhonha, que podem ser consideradas como extensão do foco do nordeste. O foco do nordeste encontra-se distribuído nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco (com pequena extensão para o Piauí), Alagoas e Bahia.

Nos últimos 15 anos o Brasil registrou apenas 1 caso de peste bubônica, em 2005, no município de Pedra Branca, região serrana do Ceará.

O exame realizado na FUNED para o esclarecimento diagnóstico de casos suspeitos de peste é a Sorologia pelo método de Hemaglutinação Indireta: Detecta a presença de anticorpos contra a bactéria causadora da peste na amostra de sangue.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

Quem pode utilizar este serviço: todos os usuários do SUS, desde que respeitados os critérios clínicos e epidemiológicos da doença.

 Como utilizar o serviço:

1ª etapa: no aparecimento dos primeiros sintomas, o usuário do SUS deve procurar uma unidade de saúde.

2ª etapa: confirmada a suspeita da doença por um profissional de saúde, este irá solicitar o exame.

3ª etapa: a coleta será realizada pela unidade de saúde e o material coletado será encaminhado a Funed.

4ª etapa: a Funed irá realizar o exame e disponibilizará o resultado por computador via sistema de informação (GAL) para a unidade de saúde solicitante.

5ª etapa: procurar a unidade de saúde onde foi realizada a coleta para buscar o resultado (A responsabilidade da entrega do resultado é da unidade de saúde solicitante)

Quanto tempo leva: a partir do dia em que a amostra é entregue a Funed, o resultado da sorologia (Hemaglutinação Indireta) é liberado em até 7 dias úteis.

Em caso de alguma adversidade ou necessidade de realizar algum exame extra para esclarecer o diagnóstico, este prazo poderá sofrer alterações.

Legislação/ documentos: solicitação médica da unidade de saúde

Dúvidas frequentes:

O que é a peste?

Doença infecciosa aguda que se manifesta sob três formas principais: Bubônica, pneumônica e septicêmica causada por uma bactéria chamada Yersínia pestis.

Quais os sintomas?

Os principais incluem inchaço dos gânglios linfáticos, que podem ficar grandes como ovos de galinha, na virilha, na axila ou no pescoço. Eles podem ser sensíveis e quentes. Outros sintomas incluem febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares.

Como se transmite?

Na forma bubônica a transmissão é através da picada de pulgas infectadas. Na forma pneumônica a transmissão se dá por gotículas lançadas pela tosse de pessoa infectada no ambiente.

Como é o tratamento?

É feito com uso de medicamentos e outras medidas, de acordo com os sintomas, orientado sempre por um médico. O tratamento é feito com antibióticos do grupo estreptomicina e sulfas. A automedicação não é indicada, pois pode agravar a doença. Ao suspeitar da doença, deve-se procurar o médico, não se esquecendo de relatar ou contato com exposição  de risco.

 Como se prevenir?

A principal medida para prevenção da peste é identificar os locais onde a doença está ativa e avisar os órgãos públicos responsáveis, como a prefeitura. Deve-se evitar o contato direto com pessoas infectadas, principalmente se houverem feridas expostas de peste bubônica ou se ela está infectada com a peste pneumônica.

Eliminar potenciais focos de ratos e pulgas, tais como pilhas de entulho, lenha e lixo. Não deixar alimentos para animais de estimação em áreas que os roedores podem facilmente acessar e deve-se manter seus animais de estimação livre de pulgas.