Planejamento Estratégico

A Fundação Ezequiel Dias – Funed entende como planejamento estratégico o processo através do qual uma organização se mobiliza para atingir seus objetivos, por meio de um comportamento proativo, considerando o seu ambiente atual e futuro. A instituição utiliza o Planejamento Estratégico Situacional (PES) como ferramenta para analisar os cenários – positivo, negativo e provável – possibilitando a previsão das oportunidades e dificuldades internas e externas para o alcance dos objetivos traçados, favorecendo a criação de iniciativas que possam otimizar as oportunidades e gerir as dificuldades, priorizando o cumprimento das metas institucionais.

Ainda podemos dizer que o planejamento governamental corresponde ao processo de escolha de meios e objetivos para resolver problemas socialmente identificados em determinado contexto. Por meio dessa ferramenta, pretende-se que as intervenções do Estado na sociedade sejam frutos de decisões previamente estabelecidas. No caso do setor público, planejar implica adequar os recursos (financeiros, físicos e humanos) aos objetivos estabelecidos.

O planejamento estratégico faz a ligação entre essas diretrizes globais e o trabalho de cada uma das áreas e pessoas no dia-a-dia da organização, por meio de um conjunto de técnicas que auxiliam a reflexão, a ação sistemática continuada e a tomada de decisão. Como o próprio nome diz, é uma forma de gerir toda uma organização, com foco nas ações prioritárias em todas as áreas.

Veja aqui os programas e ações da Funed.