Qualidade de cosméticos

 

Descrição do serviço: análise da qualidade de cosméticos encontrados no mercado. São feitos testes em diversos produtos de beleza, como: tintura, creme alisante, hidratante capilar, sabonete líquido, xampu, gel fixador, condicionador, protetor solar, além de sabonete, xampu e condicionador infantis. As análises são realizadas a pedido de órgãos de Vigilância Sanitária, mediante pactuação para monitoramento ou investigação de denúncia/evento adverso. O objetivo das análises é a prevenção contra eventuais riscos ou doenças causados por produtos de beleza, bem como identificar a presença de materiais prejudiciais à saúde. Dentre as análises realizadas, incluem-se:

  • rotulagem;
  • determinação das características físicas (aspecto, cor e odor);
  • testes para verificação da composição química do produto;
  • investigação da contaminação por bactérias;
  • investigação da contaminação por fungos.

Valor do serviço: gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, ANVISA, Vigilância Sanitária Estadual e/ou Vigilância Sanitária Municipal.

Quem pode utilizar este serviço: todos os cidadãos.

Como utilizar o serviço: todo cidadão que suspeitar de irregularidades no comércio ou uso de cosméticos deve apresentar denúncia à Vigilância Sanitária do município ou Regional de Saúde.

Quanto tempo leva: o prazo para envio do Laudo de Análise para o órgão de vigilância é de até 60 dias, contados a partir dia em que a amostra é entregue a Funed.

Legislação/ documentos: o órgão de vigilância que solicitar a análise deve consultar a relação de documentos no Manual de Coleta.

Dúvidas frequentes:

Mais informações na unidade de atendimento listada abaixo ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) 0800 283 1980 ou enviando mensagens através do Fale Conosco disponível no sítio da Funed.