Rede Diagnóstica de covid-19

Entre os dias 23 e 26 de março, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) abriu inscrições para os laboratórios interessados em fazer parte da RedeLab Covid-19 para o diagnóstico do novo coronavírus. Pelo menos 120 laboratórios se cadastraram e, destes, 47 encaminharam o checklist obrigatório para avaliação. Após a avaliação da documentação encaminhada, 19 laboratórios foram considerados aptos a ingressarem na rede, na ocasião composta por laboratórios públicos e privados.

No entanto, a rede passou a ser composta exclusivamente por laboratórios públicos a partir das notas técnicas publicadas pelo Coes Minas, conforme Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 26 – 22/04/2020 – Proposta de Ampliação da RELSP no contexto do enfrentamento ao COVID-19 e Nota Técnica nº 29 – Orientações sobre a utilização de laudos diagnóstico de covid-19 emitidos por Laboratórios Privados pela Vigilância Epidemiológica de Minas Gerais – substituída pela Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 38/2020 – 19/05/2020.

Ingresso de laboratórios públicos na Rede Diagnóstica de Covid-19

 

Para os laboratórios de instituições públicas ingressarem na Rede Diagnóstica de covid-19, eles devem atender integralmente aos requisitos descritos na Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 26 – 22/04/2020.

É importante ressaltar que o ingresso de novos laboratórios é realizado apenas sob demanda da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que avalia, entre outros fatores, a disponibilidade de insumos da pasta, a capacidade produtiva da instituição e a abrangência regional do laboratório. Outro ponto de destaque é que não há remuneração aos laboratórios da rede.

Para conhecer todos os passos para o ingresso dos laboratórios públicos na Rede Diagnóstica do covid-19 clique aqui.

Laboratórios habilitados pela Funed:

Além do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MG) da própria Funed, atualmente a rede possui 11 instituições habilitadas para o diagnóstico do COVID-19, são elas: Fundação Hemominas, Fiocruz Minas,  Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Laboratório Municipal de Sete Lagoas.

Notas Técnicas citadas

 

 

 

Para consultar as demais notas técnicas e outras informações relevantes, acesse o site da SES-MG.

s e outras informações relevantes, clique aqui e acesse o site da SES-MG.