Notícias e Destaques

Funed na Finit

Foto: http://finitmg.com.br

Três iniciativas da Fundação Ezequiel Dias (Funed) foram selecionadas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece durante a Feira Internacional de Negócio, Inovação e Tecnologia (Finit): o Programa Ciência em Movimento, pesquisas do Laboratório de Biologia Celular e o livro Cobra Coral, do Serviço de Coleção Científica. O evento acontece de 31 de outubro a 5 de novembro, no Expominas.

As atividades farão parte da Arena Experience, voltada a promover atividades de divulgação científica desenvolvidas por centenas de instituições nacionais. A feira reúne diversas atividades para um público bem diverso: startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores, profissionais da área de tecnologia e interessados nas temáticas abordadas.

Para a doutoranda Aline Brito de Lima, que trabalha no Laboratório de Biologia Celular, a ideia é levar para a feira as pesquisas oncológicas, como estudos sobre perfil genético e novos compostos que podem ter ação antitumoral. “Como o tema da SNCT é “A matemática está em tudo”, vamos mostrar também que ela faz parte do Laboratório de Biologia por meio da contagem das células, através do aumento das imagens vistas pelo microscópio e em outras iniciativas”, explica. Aline também destaca a importância de mostrar à sociedade o que é feito no Laboratório e como é gratificante ver que as pessoas se interessam pelo tema.

Flávia Cappuccio de Resende, bióloga do Serviço de Coleção Científica, conta que a área elaborou o livro Cobra Coral, que contém fotografias com características que diferenciam as cobras corais verdadeiras (venenosas) das falsas (não venenosas), além de propor uma chave de identificação didática voltada ao público não especializado. “O livro constitui um importante material para difusão de conhecimentos relacionados à identificação desses animais. Através deste guia, o público aprenderá a identificar as diferenças entre as cobras corais presentes em Minas Gerais”, detalha. Flávia acrescenta que o trabalho foi desenvolvido pelo bolsista de iniciação científica Júnior (Bic-júnior), Leonardo Carvalho da Silva, sob sua orientação. Atualmente, Leonardo é aluno de Ciências Biológicas da PUC-Minas e é estagiário na Coleção Científica de Serpentes.

Para Marina Resende, da Divisão de Extensão e Divulgação Científica, a presença da Funed – Fundação centenária e referência em pesquisa em saúde – reforça o papel da instituição como Instituto de Ciência e Tecnologia. “A participação do Programa Ciência em Movimento em eventos como a FINIT permite a democratização do conhecimento científico gerado na Fundação, em uma perspectiva lúdica e interativa, além de promover o reforço da imagem institucional”, acredita Marina.

Publicado em 11/09/2017 às 15:18.