Ouvidoria

O QUE É A OUVIDORIA DO SUS?

A Ouvidoria do SUS é um instrumento de gestão pública, participação cidadã e controle social. É uma forma de comunicação entre as usuárias e os usuários, as trabalhadoras e os trabalhadores dos serviços públicos de saúde e o governo do Estado, com o objetivo de melhorar a qualidade na prestação de serviços, transformar os processos de trabalho e a gestão pública.

O QUE ELA FAZ?

A Ouvidoria do SUS ouve, acompanha, responde as manifestações recebidas e apresenta aos dirigentes/gestores dos órgãos e entidades do SUS, relatórios para a melhoria da qualidade dos serviços públicos de saúde e para o aprimoramento da gestão.

O QUE VOCÊ PODE FAZER NA OUVIDORIA DOS SUS?

Solicitação  Solicitação – para solicitar acesso a atendimento ou ações e serviços de saúde. Ex: necessidade de tratamento médico, medicamento.

Pergunta Pergunta – para pedir instrução , orientação esclarecimento, ou ensinamento relacionado à saúde. Ex: informações sobre doenças, programas, campanhas.

Elogio Elogio – para demonstrar sua satisfação ou agradecer por um serviço prestado pelo SUS. Ex: bom atendimento.

Sugestão Sugestão – para propor ação considerada útil à melhoria do SUS. Ex: melhoria no serviço de saúde, programas e ações de saúde.

Reclamação Reclamação – para relatar insatisfação em relação às ações a aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento.          Ex: demora no atendimento, excesso de fila, falta de medicamentos.

Denúncia Denúncia – para indicar irregularidade ou indício de irregularidade na administração ou no atendimento.