Solicitação de Visitas 2009
Por meio do Programa de Visitas, a Fundação Ezequiel Dias abre suas portas para estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde interessados em conhecer de perto suas instalações.
O programa atende a escolas, universidades, profissionais e demais interessados com visitas técnicas guiadas a diversos espaços da Fundação, como Centro de Memória, Museu Histórico, unidades de produção farmacêutica, laboratórios de vigilância sanitária e epidemiológica, serviço de Animais Peçonhentos, área de desenvolvimento biotecnológico e laboratórios de pesquisa.
A visitação é agendada por meio de formulário próprio, disponível no link abaixo, e depende de autorização prévia da área requisitada.
Importante: algumas regras devem ser observadas para o agendamento, dentre elas:
-
Datas: as visitas podem ser agendadas somente para a última quarta-feira de cada mês.
-
Número máximo de visitantes/dia: todas as visitas são orientadas e, por isso, só podem ser feitas por grupos de, no máximo, 40 pessoas/dia (divididos em dois grupos de 20 pessoas cada) e mínimo de 10 pessoas/dia.
-
Horário de atendimento: 14h às 17h. A duração da visita depende do roteiro escolhido.
-
Roteiro de Visita: para um melhor atendimento, as visitas são limitadas a três áreas por dia.
Confira as áreas abertas à visitação:
1. Animais Peçonhentos
Recanto Verde e Serviço de Animais Peçonhentos: uma visita diferente
O Recanto Verde da Funed conta com uma exposição de animais peçonhentos e promove também um trabalho de educação ambiental. O local abriga serpentes peçonhentas e não-peçonhentas: urutus, cascavéis, jararacuçus, jarararacas, caiçacas, jibóias, salamantas e cobras-cipó, além de animais doados à instituição pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A visitação pública ao serviço de animais peçonhentos da Fundação Ezequiel Dias permite conhecer de perto cobras, serpentes, aranhas e escorpiões encontrados no Brasil, especialmente em Minas Gerais. É a área destinada para a criação de serpentes com a finalidade de produção de veneno.
Trata-se de uma área aberta à visita pública orientada, atraindo estudantes do ensino fundamental e superior, e também de treinamentos sobre prevenção de acidentes e captura correta de animais, direcionados a empresas, companhias da polícia, agentes de prefeituras municipais e outros interessados. A idade mínima exigida para o visitante é quatro anos.
2. Museu de Ciências
Conhecendo um pouco da história da Funed
O Museu de Ciências da Fundação Ezequiel Dias abriga exposições de peças e equipamentos que remetem à história da saúde pública e da própria instituição. A maioria das peças foi adquirida no início do século 20, importadas principalmente da Alemanha. Muitas delas foram utilizadas pelo pesquisador Ezequiel Dias, que dá nome à Fundação, como o polarímetro, equipamento de 1910, cuja função é medir e detectar o valor do desvio da luz polarizada de uma substância em solução.
Formam o acervo, ainda, outros aparelhos, como balanças para medidas de alta precisão encobertas por uma caixa de vidro; óculos com 200 lentes de vários graus para exame oftalmológico; microscópios das décadas de 50 a 70, móveis, em estilo francês, da década de 40, e cômoda de jacarandá doada por um pesquisador inglês em nome da Rainha Elizabeth.
3. Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento
As pesquisas desenvolvidas na Funed contribuem para a descoberta de novos princípios ativos para medicamentos e soros, desenvolvimento de produtos necessários para o tratamento e diagnóstico de doenças, manutenção de equipamentos de alta tecnologia e investimento em recursos humanos. A Fundação se destaca pela elevada taxa de aprovação de novos projetos de pesquisa voltados para a saúde pública, que geram produtos e serviços de qualidade para a população mineira. Também é referência na caracterização de venenos de animais peçonhentos, na tecnologia de purificação, caracterização bioquímica e imunológica e na clonagem de genes codificadores destes venenos.
Quatro laboratórios podem ser visitados, com linhas de pesquisa diferenciadas:
-
Divisão de Ciências Biomédicas / Serviço de Biologia Celular e Inovação Biotecnológica – desenvolve pesquisas sobre bancos de linhagens celulares certificadas para estudos de bioprospecção de venenos animais e extratos vegetais; validação de linhagens celulares para testes pré-clínicos; citotoxicidade de biomaterias; cultivo primário de invertebrados de interesse em saúde pública e de glândulas de animais peçonhentos; análise citogenética; produção de anticorpos monoclonais; biorepositórios e análise de tecidos e linhagens tumorais humanas.
-
Divisão de Ciências Biomédicas / Serviço de Virologia Molecular e Bioprodutos – Laboratório 1: caracterização molecular do vírus Dengue e febre amarela em amostras de paciente e vetores; identificação molecular de cianobactérias tóxicas de amostras ambientais / Laboratório 2: desenvolvimento de vacinas contra toxinas bacterianas, clostridium, e estafilocócus; imunodiagnóstico de doenças infecciosas.
-
Divisão de Ciências Farmacêuticas / Serviço de Recursos Vegetais e Opoterápicos - Recursos alimentares utilizados por abelhas (estudo de grãos de pólen); origem botânica de produtos apícolas (mel e própolis); potencial terapêutico dos produtos das abelhas; anatomia de plantas medicinais.
4. Laboratórios de Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica (Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais / Lacen-MG)
A Fundação Ezequiel Dias desempenha papel fundamental no sistema de vigilância sanitária e ambiental de Minas Gerais. Laboratório Central (Lacen) do estado, monitora, por meio de análises realizadas em suas unidades de reconhecida excelência, a qualidade de alimentos, medicamentos, cosméticos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, ambiental e à saúde do trabalhador. Todo esse trabalho é direcionado ao atendimento aos órgãos públicos de Vigilância à Saúde. A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Funed realiza mais de 15 mil ensaios/ano e participa de uma série de projetos de abrangência estadual e nacional.
Os laboratórios responsáveis pelas análises de Vigilância possuem ensaios habilitados junto a organizações como a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas), o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA). Dentre as análises realizadas estão a de vigilância da qualidade dos alimentos, de medicamentos, de cosméticos, monitoramento de hemocentros, monitoramento de águas de hemodiálise.
Por meio da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças (Decd), a Funed realiza diagnósticos das doenças de notificação compulsória, ou seja, doenças de fácil proliferação e que precisam obrigatoriamente ser informadas ao órgão de Saúde competente. Dessa forma, a Fundação subsidia as autoridades de saúde na adoção de medidas de controle. Os laboratórios da Funed da área de epidemiologia monitoram 33 enfermidades, a exemplo da dengue, febre amarela, meningite, difteria, Aids e leishmaniose. Todos os meses são realizadas, em média, 25 mil análises, atingindo 300 mil exames ao ano.
5. Desenvolvimento e Produção de Medicamentos e Soros
A Funed assume papel fundamental na assistência farmacêutica do Estado de Minas Gerais e do Brasil, com a produção de diversos tipos de medicamentos, pertencentes às classes dos analgésicos, cardiovasculares, antiinflamatórios, antidiabéticos, antiparasitários, antibióticos, anti-hipertensivos, anti-retrovirais, antialérgicos, ansiolíticos, antifúngicos, antiespasmódicos e neurolépticos. A maior parte da produção – em torno de 98% - é destinada ao programa de assistência farmacêutica básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG). Os medicamentos distribuídos contemplam cerca de 80% das doenças diagnosticadas na atenção primária à saúde e são entregues trimestralmente. O restante é destinado a programas estratégicos do Ministério da Saúde, a exemplo daqueles voltados para o tratamento de Tuberculose, Hanseníase, DST/Aids.
A Fundação é também produtora dos soros antivenenosos, a única em Minas Gerais a fabricar esses produtos e um dos três laboratórios nacionais. A produção contempla oito tipos de soros: cinco antiofídicos, um antiescorpiônico, um antitetânico e um antirábico. Estes medicamentos imunobiológicos produzidos são de extrema importância para o atendimento aos acidentes por animais peçonhentos ocorridos no âmbito do Brasil e consequentemente de Minas Gerais. São distribuídos gratuitamente pelo Ministério da Saúde e têm sua utilização restrita no ambiente hospitalar.
Na área industrial, a visita contempla o Laboratório de Desenvolvimento Farmacotécnico, a Unidade II de Produção Farmacêutica (produção de Sólidos por Compressão Direta) e Unidade de Produção de Soros. É indicada para estudantes do ensino superior, estudantes do curso de Farmácia Bioquímica.
Para solicicitar visita guiada clique aqui
