AMPOLA GRAVADA DE 10 mL
A Fundação Ezequiel Dias – Funed, Laboratório Oficial de Minas Gerais, por meio da Diretoria Industrial (DI), mantém a exclusividade na produção de soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais, que são disponibilizados nos hospitais públicos de todo o país para tratamento de picada de animais peçonhentos.
No Brasil, os acidentes por animais peçonhentos são considerados uma condição de notificação compulsória e a produção e distribuição dos soros heterólogos hiperimunes é responsabilidade do sistema público de saúde, sob a gestão do Programa Nacional de Imunização (PNI) e regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O soro antibotrópico (pentavalente) e anticrotálico, heterólogo e hiperimune, é indicado para o tratamento do envenenamento causado por picada de serpentes do gênero Bothrops (ex.: jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara e outras) ou ainda do gênero Crotalus (cascavel).
EVENTOS ADVERSOS
Durante a administração do soro, podem ser observadas reações do tipo alérgica, de graus variáveis. As mais frequentemente observadas são: prurido/rubor cutâneo, urticária, tosse seca/rouquidão, náuseas/vômito, crise asmatiforme. As reações graves, como o choque anafilático e a doença do soro são pouco frequentes. A maior preocupação do profissional de saúde deve recair sobre as reações imediatas de hipersensibilidade (até duas horas), em razão da potencial gravidade.
CONSULTA ÀS BULAS DO PRODUTO BIOLÓGICO
Bula de soro antibotrópico pentavalente e anticrotálico para o paciente
Bula de soro antibotrópico pentavalente e anticrotálico para o profissional de saúde