Soro antitetânico

 

AMPOLA GRAVADA DE 5 mL

A Fundação Ezequiel Dias – Funed, Laboratório Oficial de Minas Gerais, através da Diretoria Industrial, mantém a exclusividade na produção de soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais, que são disponibilizados nos hospitais públicos de todo o país para tratamento de picada de animais peçonhentos.

No Brasil, os acidentes que podem causar tétano são de notifica­ção compulsória e a produção e distribuição dos soros heterólogos hiperimunes é responsabi­lidade do sistema público de saúde, sob a gestão do Programa Nacional de Imunização (PNI) e regulamentação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O soro antitetânico, heterólogo e hiperimune, é indicado tanto para a prevenção quanto para o tratamento de intoxicação por toxinas secretadas pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani). A sua indicação depende do tipo e das condições do ferimento, bem como das informações relativas ao uso do próprio soro e do número de doses da vacina contra o tétano recebido anteriormente.

EVENTOS ADVERSOS

Durante a administração do soro, podem ser observadas reações do tipo alérgica, de graus va­riáveis. As mais frequentemente observadas são: prurido/rubor cutâneo, urticária, tosse seca/rouquidão, náuseas/vômito, crise asmatiforme. As reações graves, como o choque anafilático e a doença do soro são pouco frequentes. A maior preocupação do profissional de saúde deve recair sobre as reações imediatas de hipersensibilidade (até duas horas), em razão da potencial gravidade.

CONSULTA ÀS BULAS DO PRODUTO BIOLÓGICO

Bula para o paciente

Bula para o profissional de saúde