Vacina meningocócica ACWY (conjugada)

A vacina adsorvida meningocócica ACWY (conjugada) possui duas apresentações disponíveis no mercado registradas pela Funed:

– Solução injetável   
Oligossacarídeos conjugados do meningococo dos sorogrupos A, C, W-135 e Y, sob a forma de uma solução límpida e incolor.
Disponível em embalagens com 01 ou 10 ou 12 fracos-ampola (vidro tipo I).

– Pó liofilizado e diluente para solução injetável: 

A vacina é composta pelos oligossacarídeos meningocócicos A, C, W e Y conjugados com a proteína CRM197 e não possui o microrganismo causador da doença, o que a torna mais segura. É indicada para imunização ativa de crianças (a partir de 2 meses de idade), adolescentes e adultos para prevenção da doença meningocócica invasiva causada pela Neisseria meningitidis dos grupos A, C, W-135 e Y. Essa bactéria pode causar infecções graves, às vezes fatais, como a meningite e a meningococcemia (sepse, infecção grave no sangue, infecção generalizada).

A vacina meningocócica ACWY (conjugada) pode ser administrada como uma dose de reforço em indivíduos que receberam previamente a vacinação primária com a vacina meningocócica ACWY (conjugada), outra vacina meningocócica ou vacina meningocócica de polissacarídeos não conjugados. A necessidade e o momento de uma dose de reforço em indivíduos previamente vacinados com a vacina meningocócica ACWY (conjugada) devem ser definidos com base nas recomendações nacionais.

As recomendações do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde – PNI/MS devem ser seguidas para sua utilização. De acordo com o calendário vacinal, para adolescentes de 11 a 14 anos, deve-se administrar 1 (um) reforço ou 1 (uma) dose, conforme situação vacinal.

A Fundação Ezequiel Dias é um laboratório público fornecedor desta vacina contra meningite para o Ministério da Saúde.

EVENTOS ADVERSOS

São muito comuns reações no local de aplicação da vacina, como rubor, edema, sensibilidade e dor. Em lactentes, é muito comum irritabilidade, sonolência, comprometimento do sono, anorexia, diarreia e vômitos. Sonolência e cefaleia foram comumente relatas por crianças. Em adultos, mialgias é muito comum. Febre também é um evento adverso comum em todas as idades. 

É necessário notificar os Eventos Adversos observados, mesmo que sejam esperados, saiba como fazê-lo acessando aqui. 

CONSULTA ÀS BULAS DO PRODUTO BIOLÓGICO

Bula para o profissional
Bula para o paciente