Vigilância da qualidade de água mineral e alimentos

Descrição do serviço: Realização de análises laboratoriais em amostras de água mineral e alimentos, para monitorar a qualidade desses produtos oferecidos ao consumo em todo o Estado de Minas Gerais. O objetivo é identificar agentes causadores de doenças transmitidas pela água mineral ou alimentos, bem como comprovar a composição nutricional dos mesmos mediante programas de monitoramento e denúncias feitas pelo consumidor a órgãos de Vigilância Sanitária. O monitoramento atende a demandas encaminhadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por órgãos municipais de Vigilância Sanitária, além de incluir, na seleção para testes, também produtos que apresentaram maior índice de reprovação em monitoramentos anteriores. Podem ser realizadas:

• análises para identificação de aditivos químicos;
  • pesquisa e identificação de fraudes em alimentos e bebidas;
  • avaliação de condições higiênicas e sanitárias;
  • pesquisas de fungos;
  • pesquisas de bactérias;
  • pesquisas de resíduos de pesticidas, entre outros.

Valor do Serviço: Gratuito

Órgãos responsáveis: Funed, ANVISA, Vigilância Sanitária Estadual e/ou Vigilância Sanitária Municipal.

Quem pode utilizar este serviço: Todos os cidadãos.

Como utilizar o serviço: Todo cidadão que suspeitar de irregularidades no comércio ou uso de alimentos ou água mineral deve apresentar denúncia à vigilância Sanitária do município ou Regional de Saúde.

Quanto tempo leva: O prazo para envio do Laudo de Análise para o órgão de vigilância é de até 30 dias, contados a partir dia em que a amostra é entregue a FUNED.

Legislação/ documentos: O órgão de vigilância que solicitar a análise deve consultar a relação de documentos no Manual de Coleta.

Dúvidas frequentes: Acesse também o manual de coleta de amostras.

Mais informações na unidade de atendimento listada abaixo ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente da Funed (SAC) inserir número ou enviando mensagens através do Fale Conosco disponível no sítio da Funed.