Laboratório Central de Saúde Pública

Os cuidados com a saúde da população devem começar muito antes do tratamento de doenças. A saúde está, por exemplo, na qualidade da água ou dos alimentos ingeridos ou no controle de possíveis epidemias. E esse é o trabalho, muitas vezes invisível, que a Funed realiza através do Instituto Octávio Magalhães (IOM), que abriga o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais.

Entre os serviços prestados pelo Instituto estão o monitoramento da qualidade da água destinada ao uso e consumo humano, do ar ambiente, de medicamentos e cosméticos; a realização de análises laboratoriais de doenças de notificação compulsória; a avaliação de riscos ambientais em saúde; e a realização de exames visando garantir que os trabalhadores não adquiram doenças decorrentes de suas atividades profissionais.

Quando os alimentos chegam na casa das pessoas em condições seguras para uso, é graças ao trabalho criterioso que a Funed realiza. Os pacientes que precisam de hemodiálise em todo o estado recebem água segura para o procedimento, também em virtude do trabalho da Funed. Na Fundação também são avaliados os níveis de agrotóxicos a que estão submetidos os trabalhadores rurais, os níveis dessa contaminação nos alimentos, e muitas outras ações silenciosas, que garantem a saúde da população.

Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho da Funed nessa área.

Veja mais notícias de: Vigilância em Saúde

Publicado em: 15 de outubro de 2018 15:51

Última atualização: 03 de outubro de 2022 15:42