Funed inicia o ano com novas parcerias e uma patente concedida

Os dois últimos meses do ano de 2023 trouxeram novas e boas perspectivas à área de ciência, tecnologia e inovação da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Sob coordenação do Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento (Nipac), da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), foram assinados um Termo de Cooperação Técnica e um Acordo de Parceria, além de concedida uma nova patente.

O Termo de Cooperação Técnica foi firmado com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como objeto o intercâmbio técnico nas áreas de transferência de tecnologia, propriedade intelectual e valoração de tecnologias em parcerias público privadas. As atividades dessa cooperação serão desenvolvidas pelo Nipac, que compõe o NITs Minas, grupo que a UFSM também integra. Para o responsável pelo Nipac Funed, Bruno Castro, a sinergia entre as instituições pode trazer avanços nas atividades de valoração de tecnologias, estudos de prospecção tecnológica e nas análises de maturidade das tecnologias das instituições. “A parceria é muito importante para a troca de experiências e para o aprendizado, fazendo com que o conhecimento possa ser compartilhado e possibilitando que as instituições avancem na oferta de tecnologias e na disponibilidade para licenciamento e transferências”, ressalta Bruno Castro.

Já o Acordo de Parceria foi assinado com a Ease Labs Pharma, empresa que atua no desenvolvimento de soluções naturais e alternativas não convencionais voltadas para a saúde, com destaque para produtos acabados de cannabis e insumos botânicos de origem da biodiversidade brasileira. Segundo a pesquisadora coordenadora do projeto, Carolina Moreira, do Serviço de Desenvolvimento Tecnológico Farmacêutico da Funed, a pesquisa propõe estudar o perfil farmacocinético de diferentes formulações de solução oral contendo Canabidiol (CBD) em ratos sadios. “Essa parceria reforça a importância do Mestrado Profissional da Funed, que visa a formação de recursos humanos para atuar em empresas de base tecnológica no estado de Minas Gerais, além de contribuir com o desenvolvimento de produtos para a saúde humana”, relata a pesquisadora.

Por fim, a patente concedida se deu em decorrência de uma pesquisa desenvolvida pela chefe do Serviço de Biologia Celular da Funed, Luciana Silva, referente a um método e kit para prognóstico de câncer de ovário baseado na expressão do gene Caspase 8. A tecnologia é capaz de auxiliar no tratamento de pacientes com a doença. “Eu e minha equipe analisamos o perfil genético de pacientes com câncer de ovário e descobrimos que o gene Caspase 8 tem relação direta com a sobrevida das mulheres portadoras da doença”, explica a Luciana Silva.

Com essas ações, a Funed inicia o ano de 2024 com 52 acordos de parcerias, sendo 28 em andamento; e 47 patentes depositadas, sendo duas já concedidas como carta-patente.

Por Nayane Breder/DPD

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 15 de janeiro de 2024 07:57

Última atualização: 15 de janeiro de 2024 08:06