Escolas já podem se inscrever no Funed na Escola

A partir desta sexta-feira (21), estarão abertas as inscrições para o Funed na Escola, programa de popularização da ciência da Fundação Ezequiel Dias, que oferece palestras e oficinas sobre uma variedade de temas relacionados às áreas de atuação da instituição. Destinado a estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, a iniciativa proporciona uma experiência diferente de aprendizado, por meio da interação entre pesquisadores e estudantes, em atividades e diálogo sobre ciência e tecnologia, vacinas, animais peçonhentos, biotecnologia, dengue e outras arboviroses, microbiologia, plantas medicinais, entre outros assuntos. Clique aqui para fazer o agendamento.
Neste ano, além dos dez temas já ofertados, quatro novas palestras foram incluídas ao portfólio do Programa, abrangendo saúde mental e orientação profissional, ministradas por psicólogos do Serviço de Humanização e do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da Funed. “Cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes na escola é essencial para o bem-estar e para o aprendizado. Um ambiente acolhedor ajuda os alunos a lidarem com emoções, melhorarem a convivência e a se sentirem mais seguros. Falar sobre sentimentos e oferecer apoio evita problemas futuros e torna a escola um espaço de crescimento e cuidado para todos”, esclarecem os profissionais. Sobre a orientação profissional, eles complementam que ela ajuda os adolescentes a conhecerem melhor suas habilidades e interesses, facilitando escolhas para o futuro. “Na escola, esse trabalho traz mais segurança na decisão de carreira, amplia horizontes e prepara os jovens para o mercado de trabalho com mais confiança e planejamento”, concluem.
Outra palestra que também será ofertada este ano é sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos, tema de grande importância na Saúde Pública, especialmente nesta época do ano, de calor e chuva, em que as ocorrências aumentam. “Os acidentes com animais peçonhentos são um problema de saúde pública, podem levar a óbito, e a melhor maneira de evitar é saber como prevenir. No ano passado, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais atendeu quase três mil casos de pacientes acidentados, entre os meses de janeiro e outubro”, explica a bióloga Priscila Tavares, coordenadora do Funed na Escola e responsável pela nova palestra.
As atividades do Programa terão início a partir do dia 10 de março e os interessados devem fazer a inscrição o quanto antes, pois o sistema será encerrado tão logo sejam atingidas 50 adesões, número de vagas previsto para 2025. No entanto, como a demanda é muito alta, sempre que há disponibilidade entre os palestrantes, as solicitações são atendidas, respeitando a ordem de inscrição. Para saber mais sobre as palestras e sobre o Programa Funed na Escola, acesse nosso portfólio. Dúvidas também podem ser tratadas pelo e-mail funednaescola@funed.mg.gov.br.
Por Nayane Breder/Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento

Veja mais notícias de: Destaque
Publicado em: 21 de fevereiro de 2025 09:46
Última atualização: 21 de fevereiro de 2025 10:01
