Dúvidas frequentes

Assuntos

Análises laboratoriais

Por motivo de confidencialidade e em observância à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Funed não informa resultados de exames ao paciente. Procure a unidade de saúde onde a coleta foi realizada.
Por se tratar de uma instituição pública, todas as nossas atividades são para atendimento aos serviços de saúde pública. Não sendo possível, assim, o atendimento a demandas particulares. Sugerimos verificar junto à Vigilância em Saúde do município ou do estado para mais orientações.

Animais Peçonhentos

Esclarecemos que, por se tratar de uma instituição pública, voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS) do país, todas as atividades do criatório científico da Fundação Ezequiel Dias (Funed) são para uso não comercial. As serpentes peçonhentas criadas no local são utilizadas para obtenção da matéria-prima, que são venenos certificados por órgãos de fomento. Os venenos utilizados para controle de produtos intermediários e para produção dos soros hiperimunes antipeçonhentos são para atendimento aos serviços de saúde pública no Brasil. Sendo assim, não é possível o atendimento a demandas particulares.
As visitas físicas na área do Serviço de Animais Peçonhentos da Funed estão temporariamente suspensas. A unidade está passando por adequações em sua estrutura física, visando a melhoria do acondicionamento dos animais, a fim de proporcionar um ambiente mais seguro e adequado às suas necessidades, bem como a melhoria da exposição ao público, oferecendo um espaço mais confortável e informativo para o visitante. Estamos trabalhando para reabrir o serpentário o mais breve possível. Agradecemos a sua compreensão e esperamos recebê-los em breve.
Esclarecemos que o Serviço de Animais Peçonhentos da Funed está autorizado a atender treinamentos voltados somente para órgãos públicos ligados ao manejo de animais peçonhentos. Demandas particulares não fazem parte do escopo de trabalho do Serviço.
Sim, a Funed realiza palestras sobre animais peçonhentos. O agendamento é realizado pelo e-mail: sap@funed.mg.gov.br
O Serviço de Animais Peçonhentos da Funed não recolhe animais no local. Ele apenas recebe somente animais vivos. Os animais capturados podem ser entregues na portaria da Fundação, localizada na rua Conde Pereira Carneiro, nº 80, bairro Gameleira. Belo Horizonte, Minas Gerais, todos os dias da semana e em qualquer horário. Orientamos que, ao capturar o animal, o mesmo deve ser acondicionado em recipiente com vedação segura e que possua ventilação. Os departamentos de Zoonoses das Prefeituras, bem como corporações como: Corpo de Bombeiros e Polícias Ambientais, tanto estadual quanto municipais, atuam no recolhimento desses animais.
Em caso de acidentes com animais peçonhentos, o cidadão deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) imediatamente ou o hospital de referência da sua região. Em Belo Horizonte e região metropolitana, o Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, é referência no atendimento. Endereço do Hospital: Avenida Professor Alfredo Balena, nº 400. Bairro: Santa Efigênia. O telefone para contato é o: 0800 722 6001 ou o Centro de Informação e Assistência Toxicológico (CIAT) – (31) 3239-9260. São eles os responsáveis pelas orientações e primeiros socorros. Quando possível, deve-se informar ao profissional de saúde as características do animal, como: tipo de animal, cor, tamanho, entre outras. Assim o paciente pode receber o tratamento de acordo com o tipo de animal que realizou a picada. Caso tenha alguma foto do animal, leve-a com você à unidade de saúde responsável pelo atendimento
Esclarecemos que a Funed é uma instituição pública e suas atividades de produção são direcionadas para atendimento ao Sistema Único de Saúde. Promover cursos sobre criação de animais peçonhentos não faz parte das atividades da Fundação. Para mais informações sobre o assunto, é necessário entrar no site do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão responsável pela autorização e normatização de criatórios de animais silvestres em Minas Gerais. Caso o interessado resida em outro estado, é necessário procurar as informações nos órgãos locais, pois cada ente federativo tem seu órgão regulador e suas normas.

Aposentadoria

A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail rhresponde@funed.mg.gov.br e deve constar os dados do período trabalhado com nome completo e CPF do solicitante.

Medicamentos

Esclarecemos que toda produção de medicamento da Fundação Ezequiel Dias é repassada ao Ministério da Saúde que, por sua vez, repassa aos municípios de todo o Brasil. Sendo assim, não se faz possível a aquisição do medicamento diretamente com a Funed. Sugerimos contato com o Ministério da Saúde, por meio do número 136, para orientações de onde e como adquirir o medicamento em questão.
Não, os soros antivenenos produzidos pela Funed só podem ser administrados em ambiente hospitalar, devido ao risco de ocorrência de reações adversas, principalmente reações alérgicas. Caso você more ou trabalhe em região com elevada ocorrência de acidentes com animais peçonhentos, sugerimos que se informe sobre qual é o centro de referência em toxicologia mais próximo a você. Em caso de emergência, contate imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Ligue, também, para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica que atende a sua região. No site do Ministério da Saúde estão disponíveis mais informações sobre os acidentes com animais peçonhentos, os contatos dos Centros de Assistência Toxicológica e uma lista com os locais que aplicam os soros antivenenos. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/animais-peconhentos
Ligar no SAC 0800 283-1980 e escolher a OPÇÃO 5 Ou enviar seu relato por meio de formulário no site, localizado na página inicial: “Farmacovigilância – Notifique aqui”.
Esclarecemos que toda produção de medicamentos, vacinas e soros heterólogos da Fundação Ezequiel Dias é repassada ao Ministério da Saúde que, por sua vez, repassa aos Estados, e estes aos municípios de todo o Brasil. O gerenciamento de estoque também é realizado pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Sugerimos contato com o Ministério da Saúde, por meio do número 136, para informações sobre disponibilidade do medicamento, vacina ou soro heterólogo em questão.
Envie um e-mail para o endereço di.dgq@funed.mg.gov.br, com os seguintes dados: (1) Nome completo / (2) Telefone para contato / (3) Email para contato / (4) Nome do medicamento Funed / (5) e número do lote / (6) Relato da situação ocorrida, contendo local da Unidade de Saúde e data da realização da dispensação do item. / (7) Se possível, envie foto do medicamento com problema A equipe de Garantia da Qualidade da Diretoria Industrial irá avaliar a situação e entrará em contato para te dar um retorno sobre a situação.
O restante de comprimidos que você tem em casa pode ser devolvido na mesma unidade dispensadora em que você o recebeu, ou em outras unidades dispensadoras mais próximas à sua residência. Em se tratando de Funed Talidomida, procure uma Unidade Dispensadora de Talidomida – UPDT. O mesmo deve ser feito em caso de medicamentos vencidos, violados, avariados ou em outra condição que impeça seu uso.
Acesse as informações e bulas dos medicamentos Funed com registro válido. Clique neste link https://funed.mg.gov.br/produtos-2/

Popularização da Ciência

O Funed na Escola é um programa de divulgação e popularização da ciência da Fundação Ezequiel Dias, voltado para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio. Servidores da Funed interagem com os alunos, promovendo um diálogo sobre ciência e tecnologia, por meio de uma linguagem lúdica e de fácil entendimento. O Programa é voltado para escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e região metropolitana. Para se inscrever, envie um e-mail para o endereço: funednaescola@funed.mg.gov.br. A equipe do programa vai avaliar a demanda, conforme disponibilidade de agenda.
É um programa que tem o objetivo de promover atividades de popularização da ciência, proporcionando um intercâmbio entre ciência, saúde e meio ambiente, com exposições interativas de temas relacionados às diversas áreas de atuação da Funed. Os temas são trabalhados de modo a estabelecer uma ponte com questões presentes no cotidiano da população e despertar o interesse pela ciência. Constituem nichos expositivos do programa: animais peçonhentos; biotecnologia e suas aplicações; produção de soros antipeçonhentos; análises de alimentos; dengue; leishmaniose; e história da saúde pública no Brasil. As exposições são agendadas diretamente com os municípios e ocorrem durante todo o ano, com duração de dois a três dias cada. Acesse aqui e saiba como levar o Programa Ciência em Movimento à sua cidade.

Processos Seletivos

As vagas de estágio são divulgadas conforme demandas em nosso site www.funed.mg.gov.br e em nossas redes sociais @funedmg. Para participar dos processos seletivos, basta seguir as orientações divulgadas.
Para que você possa se candidatar a uma vaga de estágio, conforme consta no edital, é necessário que a instituição de ensino tenha convênio com a Fundação. Informamos ainda que, caso sua instituição tenha interesse, pode iniciar o processo para ser uma das conveniadas da Funed. Para mais esclarecimentos, pedimos que entre em contato pelo endereço eletrônico: paula.rosa@funed.mg.gov.br - Serviço de Desenvolvimento e Capacitação, onde os interessados poderão se informar a respeito da documentação necessária exigida.
As dúvidas referentes ao Processo Seletivo Simplificado devem ser encaminhadas à equipe de seleção, por meio do endereço eletrônico: funed.psps@funed.mg.gov.br
Enviar e-mail para secretariaacademica@funed.mg.gov.br para esclarecimentos.