Legislações Ambientais

Existem várias normas, regulamentos e leis que abordam temas referentes à preservação ambiental no Brasil. As legislações são elaboradas por órgãos competentes, como o Comana (Conselho Nacional de Meio Ambiente), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), o MMA (Ministério do Meio Ambiente) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O objetivo de atenuar o impacto ambiental causado pelas atividades humanas, sejam elas domésticas, agrícolas ou industriais. O assunto é muito diversificado, sendo necessário separá-lo por temas para melhor estudo. Eis algumas normas de acordo com os assuntos voltados para gestão ambiental empresarial.

Tabela 1: Principais legislações concernente aos assuntos de gestão ambiental

Legislação Órgão Responsável Assunto Comentário
Lei n° 9.795/1999 Poder Executivo Educação Ambiental  

Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

Portaria nº 61/2008 MMA Licitação Sustentável

 

Estabelece práticas de sustentabilidade ambiental nas compras públicas.
RDC nº 222/2018 ANVISA Resíduos de Saúde Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde.
Lei 12.305/2010 Poder Executivo Resíduos Sólidos

 

Cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa.
Decreto nº 5.940/2006 Poder Executivo Resíduos sólidos Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.
Resolução nº 275/2001 CONAMA Resíduos sólidos Estabelece código de cores para diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva.