Comprimido 100 mg

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) é uma Fundação Pública do Estado de Minas Gerais, que executa diversas atividades, entre elas a produção de medicamentos para atendimento exclusivo a programas de saúde governamentais. O Funed Talidomida é um desses medicamentos e é produzido pela Fundação desde 1973. Atualmente, no Brasil, a produção dele é realizada, exclusivamente pela Funed, para atender ao Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase. Por isso e devido ao rigor das normas sanitárias para o controle do fornecimento e para qualquer outra atividade que utilize a substância talidomida, a Fundação não realiza a distribuição ou a venda direta do Funed Talidomida. O medicamento produzido é encaminhado para o Ministério da Saúde e este o distribui às Secretarias de Estado de Saúde de todo o país, que então repassam às Secretarias Municipais de Saúde para que seja realizada a dispensação* aos pacientes cadastrados.
Além das exigências sanitárias quanto ao produto, os usuários do Funed Talidomida devem ser acompanhados na unidade de saúde em que recebem atendimento. Os pacientes recebem o medicamento, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para recebê-lo, é necessário que o paciente seja cadastrado na rede do SUS e apresente, na unidade de saúde do SUS:
.: Notificação de Receita própria fornecida pelo médico prescritor em 2 (duas) vias devidamente carimbadas. A primeira via é do paciente e a segunda via fica retida.
.: Termo de Responsabilidade/Esclarecimento preenchido e assinado pelo médico e pelo paciente em 3 (três) vias. A primeira via permanece no prontuário, a segunda é arquivada na unidade de saúde do SUS e a terceira é do paciente.
Conforme as legislações vigentes no Brasil (RDC nº 11/2011e RDC nº 50/2015 da ANVISA), o Funed Talidomida é indicado, no Brasil, para o tratamento de:
* Dispensação: “é o ato profissional farmacêutico de proporcionar um ou mais medicamentos a um paciente, geralmente como resposta à apresentação de uma receita elaborada por um profissional habilitado. Nesse ato, o farmacêutico informa e orienta o paciente sobre o uso adequado do medicamento. São elementos importantes da orientação, entre outros, a ênfase no cumprimento da dosagem, a influência dos alimentos, a interação com outros medicamentos, o reconhecimento de reações adversas potenciais e as condições de conservação dos produtos”. – Portaria n° 3.916/MS/GM, de 30 de outubro de 1998.
Acesse os links abaixo para ter acesso a mais informações sobre a talidomida:
Bula de Funed Talidomida 100 mg comprimido para o paciente
Bula de Funed Talidomida 100 mg comprimido para o profissional de saúde
Vídeos:
Funed Talidomida – Histórico e Processo Produtivo
Tratamento com Talidomida – Depoimentos
Referências Bibliográficas: legislações, protocolos de utilização da talidomida e artigos:
Lei 10.651/2003 – Dispõe sobre o controle do uso da talidomida
Resolução – RDC 11/2011 – Dispõe sobre o controle da substância Talidomida e do medicamento que a contenha.
Deliberação CIB-SUS MG 2758/2018 Estabelece as normas de acesso ao medicamento Talidomida no SUS/MG
Proposta geral de check-list para dispensação de Funed Talidomida
Manual de talidomida – orientação para o uso controlado
Dissertação – Eventos adversos em pacientes com eritema nodoso hansênico em uso de talidomida
Artigo – Adverse events in patients with leprosy ontreatment with thalidomide
Artigo – Controle e utilização da talidomida: adequados à ampliação do uso e mitigação do risco de teratogenicidade no Brasil?
Artigo – Pharmacovigilance of thalidomide in the Brazilian Health System and patient safety
Artigo – Talidomida – de teratogênica a terapêutica
Artigo – Talidomida – uma revisão da literatura – 1981
Artigo – Talidomida no Brasil – vigilância com responsabilidade compartilhada
Artigo – Talidomida, um medicamento controverso
É necessário notificar os Eventos Adversos observados, mesmo que sejam esperados, saiba como fazê-lo acessando aqui.