Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed apresenta seu catálogo
A Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias (DPD/Funed) surgiu com o objetivo de revitalizar as atividades de pesquisas científicas e tecnológicas na instituição. Seu fundador, Carlos Ribeiro Diniz, era médico e renomado pesquisador, mas sua atuação mais lembrada e que passou a fazer parte de seu nome, foi a de professor. Nesse ofício, formou dezenas de mestres e doutores, muitos ainda em atividade na Funed.
Professor Diniz foi convidado pelo então governador Tancredo Neves para integrar a comissão de reestruturação da Fundação Ezequiel Dias e sua atuação foi fundamental. Apesar da pesquisa ser o cerne da instituição, só foi institucionalizada por Diniz em 1984, com a criação de um centro de pesquisas com diversas linhas relacionadas a toxinas de venenos animais, sua especialidade. Além das pesquisas com venenos animais, que permanecem em desenvolvimento, a DPD tem hoje outras áreas de estudo, como meio ambiente e toxicidade de substâncias; imunologia; tratamento do câncer; doenças infecciosas; apiterapia; fitoquímica e prospecção farmacêutica; e sistemas de liberação de fármacos.
Complementar e transversal à pesquisa, a Diretoria de Pesquisa possui uma coleção científica de serpentes e atua na inovação e proteção ao conhecimento; com parcerias e projetos estratégicos; na popularização e divulgação da ciência; e na formação de recursos humanos, com projetos de iniciação científica para estudantes do nível médio ao doutorado e com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.
Em 2024, a Diretoria completa 40 anos e apresenta um catálogo para mostrar um pouco do seu trabalho para a sociedade. “Estamos celebrando 40 anos de empenho e dedicação de cada pesquisador e técnico que passaram por aqui, ajudando a construir essa trajetória, comprometidos em melhorar a saúde pública e o bem-estar da população por meio da ciência. Este catálogo apresenta um pouco de nossas atividades até aqui, uma vez que não há limites para a inovação e o conhecimento. Espero que gostem”, convida a diretora Irene Albernáz Arantes.
Clique aqui para conferir o catálogo da DPD.
Por Nayane Breder/Diretoria de Pesquisa
Veja mais notícias de: Destaque
Publicado em: 23 de outubro de 2024 13:01
Última atualização: 25 de outubro de 2024 10:05