Nos últimos 15 anos, a Funed realizou vários projetos de comunicação pública da ciência, que suscitaram, em 2012, na criação do programa Ciência em Movimento (PCM). O PCM viaja pelos municípios mineiros em um caminhão que leva conhecimento científico, por meio de linguagem lúdica e popular, estabelecendo uma relação de diálogo com a sociedade.
O objetivo do programa é promover atividades de popularização da ciência, proporcionando um intercâmbio entre ciência, saúde e meio ambiente, com exposições interativas de temas relacionados às diversas áreas de atuação da Funed. Os temas são trabalhados de modo que os assuntos e atividades não se restrinjam à compreensão de conteúdos conceituais, mas que estabeleçam uma ponte com questões presentes no cotidiano da população e despertem o interesse pela ciência. Constituem nichos expositivos do programa: animais peçonhentos; produção de soros antipeçonhentos; análises de alimentos; dengue; leishmaniose; doença de Chagas e história da saúde pública no Brasil.
São estabelecidas parcerias da Funed com universidades, prefeituras, secretarias municipais de educação, de cultura e de saúde, no sentido de viabilizar condições de infraestrutura local para a realização das atividades e divulgação dos eventos. Essas parcerias representam uma oportunidade para a capacitação de estudantes e profissionais locais, por meio da formação de monitores voluntários para atuarem nas exposições e nas oficinas didáticas. Com isso, o programa Ciência em Movimento contribui para a formação de multiplicadores do conhecimento nas cidades por onde passa. Os visitantes, além de conhecerem os espaços expositivos constituídos por maquetes, painéis e réplicas, participam de jogos educativos. Dessa forma, o programa Ciência em Movimento contribui para a formação de recursos humanos.
Para saber como levar o Programa Ciência em Movimento à sua cidade entre em contato pelo e-mail cienciaemmovimento@funed.mg.gov.br.